quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Pequim - a cidade proibida

Hoje visitamos a cidade proibida. Várias dinastias da monarquia chinesa viveram naquele lugar (até à década de 40 proibido ao público). A cidade é composta por vários edificios com diferentes funções sendo todos eles de uma beleza arquitectónica notável. Os estados que compõem a China, mesmo antes de Genghis Khan, já tinham desenvolvido estilos arquitetónicos, escrita, música, literatura o que faz da China uma das mais antigas civilizações da humanidade. Todo este espólio cultural foi absorvido na construção da cidade imperial, hoje longe de ser proibida.

A nossa guia, uma jovem Chinesa recém licenciada em Turismo e Inglês, fazia sempre questão de nos falar sobre os tempos do feudalismo e como os imperadores exerciam o seu poder sobre as massas e a forma como o partido comunista “libertou” o seu povo da opressão. É engraçado constatar que é precisamente a herança quase destruida dos seus antepassados remotos que mais contribui para que hoje haja comida na mesa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom dia
Este "bom dia" significa que a primeira coisa que faço logo que me levanto e,mesmo antes da minha hora diária de marcha,é vir ter convosco ao blog.
A vossa passagem pela China deixa-me atónita. por muito que se tenha ouvido falar dos sítios e dos acontecimentos que aí tiveram lugar,contado de viva voz e vistas as imagens, a realidade toma outras dimensões.
Impressionou-me a grandiosidade da Muralha da Chico que ,pelo que percebi,é proporcional ao sofrimento e a tortura suportada pelos trabalhadores que a construiram.Afinal se olharmos para o passado da Humanidade a violência,e este "mau génio"que levam o homem a comenter as maores atrocidades,devem ser genéticos.As guerras de hoje são as mesma de "ontem" e,naturalmente os motivos serão idênticos:a ambição desmedida,a ansia do poder,o dom´nio do mais forte e ,muitas vezes ainda, a ignorância ,a intolerância e o ódio.
Então conseguiram entrar em contacto com a Helen? Peço-vos que lhe mandem ,pelo menos,um postalzinho daí a marcar a vossa passagem pela Austrália. Mandem-lhe tb o meu e-mail para podermos comunicar mais facilmente.
Ficamos sempre à espera de notícias.Mns bjis Lau