sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

O povo Chinês

Eu já ouvi várias pessoas louvar a simpatia e a cordialidade dos Portugueses. Sendo emigrante começo a perceber melhor as diferentes idiosincrasias dos povos. Posso afirmar pela primeira vez que encontrei um povo que é de uma cordialidade, de uma simpatia e humildade desconcertante. Eles são realmente espectaculares. Mesmo quando abordamos pessoas na rua a perguntar direcções, sem que eles percebam uma única palavra em Inglês e nós sem conseguir comunicar pelo nosso Mandarim, eles fazem tudo o que lhes está ao alcance para ajudar. O esforço em agradar é tal que às vezes sinto-me embaraçado por não saber falar mais mandarim. Quando a Paula visitava uma das suas infinitas lojas, eu decidi tirar o livro de mandarim e falar com uma empregada, ela ficou de tal maneira espantada de ver um estrangeiro fazer um esforço por falar chinês que já não me largava. Queria-me ensinar pronuncia, palavras, etc. Aqui vê-se como esta gente vive(u) fechada ao mundo.

E quando as pessoas param na rua para olhar para nós? E quando fazem uma roda à nossa volta para observar os estranhos olhos, estranho cabelo e altura? Por acaso nunca tocaram em nós mas, se caso fosse ruivo ou loiro, ia ter sessões de apalpadelas por onde passasse. Isto aconteceu na capital Pequim e Xi’An. Tinhamos sido avisados que isso iria acontecer dado que para a grande maioria dos Chineses viu tantos estrangeiros como seres extra terrestres.

Eu não sei o que será feito do mundo quando os chineses sairem da sua letargia colectiva. Uma coisa tenho a certeza, quando acordarem nada mais será o mesmo para todos nós. Eles são nada mais nada menos que 1600 milhões. Se houver uma vaga de emigração tal como em Portugal no pós 25 de Abril, eles colonizam o mundo.

2 comentários:

Anónimo disse...

É impressionante a vossa descrição do povo Chinês. Se um dia se lembram de vir até cá,aglutinam-nos a todos...Esperemos que isso nunca aconteça.
Enquanto vocês passeiam,nós tb nos vamos distraindo por cá. Ontem o Ricardo e a Rafinha vieram jantar connosco. Como o Gonçalo estava presente foi uma brincadeira pegada. Começa agora a descobrir que sabe falar o que o torna engraçadíssimo...Será que daqui a um ano teremos novos bébés de quem falar?A questão fica no ar.
Aquela do trânsito,em contra mão surpreendeu-me...Não será diferente daquilo que a tia Mi conta do Cairo,mas deve ser mnt perigoso.Não consigo imaginar-me nesse mundo,mas tb sei que não tenho 30 anos...
Mandem mais notícias

Angel disse...

Oi,

Já não vinha aqui à uns tempos, não fazia ideia que voces já estavam tão longe do nosso pequeno pais!
Fiquei impressionada com essa descrição do povo chinês, não fazia ideia!
Aquela foto das comidinhas era dispensável.... só de ver já senti o jantar às voltas no estomago....
Continuação de boa viagem!

Bjs
Anabela, Rui e Diogo