segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Adeus Dubai

É dificil descrever o Dubai. Este sitio é sumptuoso, majestoso até e ao mesmo tempo oco, parecendo que por detrás de cada fachada não estarão mais do que uma ou duas estacas de madeira. O Dubai é uma espécie de oasis árabe com incenso Channel no.5 e de nativos vestidos com turbantes Massimo Dutti.

O Dubai representa coisas diferentes para as pessoas. O indiano vem tentar fazer fortuna, o japonês vem fazer fortuna, o americano já fez fortuna e o europeu procura um paraiso fiscal para imitar o americano. Claro que o americano vem com a sua máquina de contrução civil apoiada pelo PDM cá do sitio (elaborado por um autarca irreversivelmente viciado num qualquer cogumelo alucionogénico), enquanto que os europeus vêm com as suas marcas, cadeias logisticas e grandes superficies. Somente 20% da população é de origem árabe no Dubai.

Eu vi, infelizmente sem a câmara por perto, umas senhoras árabes de “traje” tradicional preto (delas só se via os olhos, e mesmo esses mal), na Zara a ver umas camisolas curtinhas côr de rosa! Estes espanhois são tramados! Não há cultura que lhes resista, se não vai à força vai por aculturação. O Dubai é um pais do faz de conta, das fantasias, do turismo de massas e das elites. É um daqueles sitios que foi pensado, desenhado e arquitectado metódicamente no sentido de deslumbrar. Sente-se claramente que há um desfasamento entre a realidade criada e a identidade cultural. As paredes no Dubai são mudas.

Este emirato merece uma visita. É um sitio óptimo, assim a carteira o permita, para passar férias.

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá!!! :)
Estou a seguir o post-a-post da vossa viagem. Divirtam-se e vão postando!

Beijos e abraços e vivó MARITIMOOOOO!!!!!
/RN

Anónimo disse...

Estou convencido a ir ao Dubai, assim que a carteira deixe :)
Continuação de boa viagem e divirtam-se!!!

Luis Aires

Anónimo disse...

Olá Manuel,olá Paulinha:
Hoje é véspera de Natal e,por isso,não quero deixar passar esta data sem vos desejar um feliz Natal,desta vez longe do frio Europeu,mas bem perto do calor da família. Nós mesmo longe ,pensamos em vós
.Tenho pena que não provem os nossos mexidos e as rabanadas,mas aí encontrarão outras especialidades,certamente,mais originais que as nossas.
Penso que já vos disse que, neste momento, estou a utilizar o cpo que me ofereceram no Natal. Como vocês tb colaboraram na oferta,aqui vai um grande beijinho de agradecimento.
Feliz Natal,feliz Natal.