quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

De Xi’An para Shangai

A última paragem da nossa visita na China é Shangai. Shangai fica a 16 horas de comboio de Xi’An onde, mais uma vez, vamos pernoitar. Como a Maria Callas chinesa não estava a bordo, tive uma boa noite de sono (dentro dos possíveis). Shangai tem poucas similitudes com Pequim ou Xi’An. É mais cosmopolita, mais aberta ao exterior e mais próxima dos padrões ocidentais de arquitectura e estilos de vida. Um país dois sistemas: Pequim é a capital politica e Shangai a capital económica.



Estamos hospedados num hotel que, apesar da escassez das suas duas estrelas, estas são de padrões ocidentais. O nosso hotel no Dubai não passa hoje de uma recordação côr-de-rosa. A localização é óptima mas, para mal dos meus pecados, próximo dos sitios onde se vende grandes quantidades de lastro para as minhas malas. A vingança de Qin continua.

É claramente visivel a influência de potências europeias na linha da cidade marginal ao rio Huangpu. Franceses, Ingleses e Holandeses andaram por cá e isso só valoriza a parte antiga da cidade. Os inevitáveis arranha céus estão presentes um pouco por todo o lado mas predominantemente na área Este da cidade (a zona dos escritórios).

A poluição existe mas não aos níveis de Pequim. Ufa, já não aguentava conter a respiração.

Sem comentários: