quinta-feira, 26 de junho de 2008

Visita a Salvador


Estivemos três dias em Salvador, dois quando chegamos do Rio de Janeiro e mais um quando chegamos de Boipeba. O nosso hotel era mesmo no centro histórico na zona do Pelourinho, a uns 20 metros da casa do Jorge Amado.

A cidade de Salvador é uma cidade histórica, antiga, mas ao mesmo tempo acolhedora e alegre. É possivel fazer alguns paralelismos com o Porto mas não na côr e na alegria pois isso é um exclusivo Brasileiro. É engraçado que esta foi a única grande cidade do Brasil em que não se sente que se é engolido pelo betão ou pela realidade.

Somente aqui é que fomos abordados na rua pelos locais, quase sempre a pedir ou a vender pequenas lembranças típicas da cidade. Na China eramos olhados na rua com admiração (havia um não sei quê de estranho nos nossos olhos), em Salvador eramos olhados com cobiça (lá vem o turista com $€£). Fizemos por uma vez aquilo que tinhamos dito que não faziamos: oferecer algo a um pedinte. Fizemo-lo a uma criança que não queria dinheiro, queria leite. Claro que deu para ver no miúdo fazia aquilo por sistema e situações dessas só são possíveis por culpa de turistas como nós. Com tanta riqueza, com tanta beleza, com uma côr e alegria contagiante, como é possível que o Brasil seja tão desigual?



















- Uma baiana em tamanho XXL
















- Pelourinho




















- Casa de Jorge Amado
















- Vista sobre a cidade velha
















- Ruas de Salvador à noite



















- As cores de Salvador




















- Uma Baiana vestida com traje tradicional




Sem comentários: