sábado, 8 de novembro de 2008

Salvador -> Rio de Janeiro

Depois de uns dias repousantes entre Moreré e Salvador, partimos para o último destino da nossa viagem: Rio de Janeiro. Já tinhamos pernoitado no Rio mas não tinhamos visitado nenhum dos seus conhecidos marcos históricos.

A primeira impressão do Rio de Janeiro não foi boa. Os bairros de lata e a anarquia urbanistica perseguem as estradas da periferia até às zonas turísticas de Copacabana. Casas pintadas a graffiti, grades até aos 2º e 3º andar, seguranças na portaria das casas. Transparece à primeira vista um clima de tenção que contrasta com aquilo que nós conhecemos do povo brasileiro até então. À medida que se avança pelas ruas paralelas à bonita calçada portuguesa junto das famosas praias do Rio, o sentimento de insegurança vai crescendo. Encontramos no Rio a faceta do Brasil desigual, da convivência entre a opulência e a pobreza, o Brasil das vidas graffiti.

Depois de um primeiro impacto negativo, a cidade foi crescendo em nós. É muito raro encontrar uma cidade com uma ligação à praia e ao mar tão profunda como no Rio. Durante o dia as pessoas passeiam-se pela praia, praticam desporto e banham-se nas pouco calmas àguas do Atlântico. Ali está o Copacabana Palace, em frente a praia e se olharmos mais lá para o fundo está o "favela do Vidigal" (que por sinal deve ter umas vistas lindissimas sobre as praias).

Sem comentários: