sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

A Austrália

Apesar das imagens falarem por mil palavras, não queria deixar de vos dar a minha opinião sobre a Austrália. Numa frase curta, a Austrália é a antitese da China. A China tem uma população gigantesca, cidades enormes, é suja e desordenada. Por outro lado, a China tem uma civilização milenar e um patrimonio histórico que a Austrália não tem. O mesmo tipo de comparações se podem fazer na gastronomia, na fauna e flora umas vezes pendendo para a China outras para a Austrália. Mas existe uma coisa que os australianos são imbativeis: qualidade de vida.

A parte mais a sul de New South Wales (incluindo Sydney) tem uma influência clara dos Ingleses. As casas, o ordenamento, os pequenos comércios, as marinas é-me tudo familiar. Quanto mais para norte viajamos (Queensland) a influência Americana é clara (no estilo de vida, na arquitectura, na música, nas cidades, nos hoteis e até na lingua!). É uma novidade para mim que existe um processo de colonização efectiva Americana, ou seja, que haja um fluxo migratório de Americanos para fora dos E.U.A..

O Inglês médio que passa pela Austrália já não volta para o Reino Unido. Agora percebo porquê.

5 comentários:

Anónimo disse...

Sempre a surpreender-nos! Volto a repetir o que disse: onde vão arranjar memória para tanta recordação?
Só uma curiosidade:já têm saudades de Inglaterra? Depois deste "banho de férias",acho que até vão apreciar melhor o vosso trabalho. Aprenderam tantas e tão variadas coisas que a vida há-de ter,daqui em diante,outro sentido.
Acho que nin´guém ficará igual depois de uma experiência destas.
A vossa escolha espanta-me!Acho que até eu,muito longe de vós no tempo e no espaço,navego nas vossas recordações. Afinal a vossa viagem tb é um bocadinho nossa.
Mnts bjis

Kangas disse...

Austrália ... como ja vos disse acho que nãp serei a pessoa indicada para falar da Austrália, uma vez que este país corre-me nas veias. Mas gostava de dizer apenas que fico muito feliz que tenham gostado da nossa Oz. :)

Acho também (como o comentário anterior sugere) que a vossa escolha de países foi interessantíssima, não só pelas diversidades culturais que cada um representa, mas também pelos aspectos e riquezas naturais presentes em cada um dos países. Estou mortinha por ver Machu Picchu!!! hehehe

Beijocas

Kangas

Ana Paula disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Paula disse...

Tia Lau, é impressionante o entusiasmo com que tem acompanhado a nossa viagem. O Album da china ja se encontra disponivel, espero que goste e que passe uns bons momentos conosco. Eu adorei a China, só nao gostei do frio principalmente em Pequim. Gostava de voltar a Xangai mas vai ter de ser no Verão! Acho que vai ficar para a próxima viagem à Austrália...:)
Saudades de Inglaterra? Só de pensar no frio que lá deve estar... não, acho que estamos bem melhor aqui! ;)

Anónimo disse...

Embora não tão assidua a deixar os comentários, cá vou eu deixar aqui um muito obrigada pela vossa partilha. Adorei, aliás, tenho adorado ver o vosso percursso sempre com esse ar feliz. Beijinhos grandes para estes "ninos" que gosto muito
Da Isabel Botelho